De Promotor de Vendas a Gerente Comercial

Conheça a trajetória do colaborador Márcio Alves, da unidade de Simões Filho (BA)

Há 14 anos na Solar, Márcio Alves construiu um caminho traçado no registro de um legado para os que estão na empresa ou para os que virão, se reinventando e ousando sempre. Sua história é exemplo de dedicação e reafirma a tese de que estar sempre em busca de novos desafios é um dos ingredientes fundamentais para construir uma carreira de sucesso. 

Tudo começou em 2004, quando Márcio decidiu entregar a sua posição em um escritório administrativo, sob o conforto do ar-condicionado, para encarar um novo desafio na função de Promotor de Vendas, em cima de uma moto comprada sem entrada, em 36 parcelas de R$ 183,57, pagas com um salário de R$ 350,00.

Os números acima geram, no mínimo, uma reflexão, de que quando queremos realizar sonhos, não há limites. E mesmo diante das dificuldades, Márcio não se arrepende da escolha que fez. “Na época, tive a certeza que tomei a melhor decisão, mesmo com as quedas de moto, chuva e sol no rosto, as dificuldades me formaram como pessoa e profissional”, compartilha.

Sempre com vontade de ir além, Márcio soube aproveitar todas as oportunidades que surgiram na organização e passou ao longo dos anos por vários cargos, até chegar a Gerente Comercial de Salvador, sua atual posição. Nessa trajetória, ele nos conta os inúmeros aprendizados vividos. Nosso negócio é dinâmico. Isso requer adaptação e reciclagem a todo momento. Um dos grandes desafios que me deparei foi o de entregar resultados através das pessoas e não pela hierarquia, o que não é uma tarefa fácil, pois não dá para entregar metas se as pessoas não tiverem dispostas a fazê-las. Por vezes, tive que “mudar de função” e me transformar em Psicólogo mesmo sem a formação (risos). Vejo que isso foi e é a melhor fase deste desafio, já que é o momento em que nos aproximamos das pessoas e entendemos as suas necessidades, seus objetivos e/ou frustações e o quanto estão dispostas a comprar uma causa e fazer bem feito, é nesse momento que eles passam a fazer parte do processo e se sentem como agentes transformadores. É nesta etapa que os resultados aparecem!”, revela.

Márcio também se mostra apaixonado pelo que faz e se sente realizado como profissional. “Acredito que dificilmente teremos sucesso se não tivermos paixão pelo que fazemos. Uma das estratégias que adotei foi colocar o coração à frente de todas as metas, e isso me fez entender não somente os desafios que eu tinha enquanto colaborador, mas a equilibrar as minhas metas e necessidades pessoais às metas da Solar. Externo minha gratidão a Deus, aos líderes que me guiaram nessa jornada, a todos os pares de função, ao apoio e conforto da minha família nos momentos de turbulência e um reconhecimento especial às pessoas que trabalharam comigo, pois sem elas eu não teria conseguido. Vocês são especiais!”, ressalta. 

Para aqueles que estão começando a construir as suas carreiras, Márcio deixa uma mensagem inspiradora. Não existe fórmula pronta para o sucesso. O primeiro passo é acreditar em você, acreditar que é possível! Mas não basta só acreditar e esperar, é preciso buscar alternativas. Invista na sua carreira, invista em você, o conhecimento é algo nos acompanha por toda a vida. Deixe um legado, aposte em um projeto, reconstrua o projeto quantas vezes for necessário, siga firme na direção da sua meta e, se ainda não der certo, faça uma pergunta para você mesmo: quantas vezes estou disposto a reconstruir? Você já deve ter ouvido falar em “resiliência”, pois siga sem medo, uma hora você acerta e surge a melhor recompensa do mundo, que é a sensação de ter dado certo e de que valeu a pena!”, conclui.

Acompanhe a linha do tempo do Márcio na área Comercial 

2004 – Inicia sua trajetória na empresa como Promotor de Vendas

2005 – É promovido para Vendedor

2007 – Passa para a função de Representante de Negócios 1

2009 – É promovido a Desenvolvedor de Mercado

2010 – Assume a posição de Supervisor de Rota

2012 – Passa a atuar como Supervisor Key Account do Consumo Imediato

2013 – É promovido para Supervisor do EEC/Plataforma de Cerveja

2013 – Em novembro, assume a posição de Supervisor de Contratos/Exclusivos

2014 – Passa a atuar como Supervisor Key Account Autosserviço

2015 – É promovido a Coordenador Comercial de Ilhéus (BA)

2017 – Assume a posição de Gerente Comercial de Feira de Santana (BA)

2018 – Passa a atuar como Gerente Comercial de Salvador (BA), sua atual função na empresa