A determinação de quem construiu uma história de sucesso

O colaborador Gilmar Cerqueira, da unidade de Aracaju (SE), compartilha um pouco da sua história conosco.

Desde pequeno, Gilmar passou a enxergar na marca Coca-Cola um significado que ia além do percebido pela maioria das crianças na sua faixa etária. Ver o pai chegando todo dia em casa com a farda da Coca-Cola, muito mais que despertar sorrisos no seu rosto de menino, foi construindo um valor bastante forte para ele. Assim, a marca Coca-Cola foi fazendo parte da vida e do cotidiano do Gilmar Cerqueira, que cresceu e está há 13 anos na Solar.

Esses momentos continuam bem vívidos na sua memória e ele recorda como o pai sustentou uma família de quatro filhos com seu trabalho. “Desde o meu nascimento (sou o filho mais velho) meu pai sustentou a nossa família com o trabalho no Sistema Coca-Cola.  Convivi com a marca desde então e com as histórias que ele contava. Aos poucos ia nascendo um sonho de trabalhar na empresa que, até esse momento, eu só conhecia através da vivência com esse grande homem”, afirma. 

O tempo passou e a vontade de transformar esse sonho em realidade só aumentava. E foi esse desejo que o levou a iniciar um novo capítulo da sua história no ano de 2004: sua trajetória profissional. O jovem de 18 anos, até então, buscava o seu espaço no mercado de trabalho e ingressou aqui como Apontador de Estoque. “Tive a oportunidade de entrar na Coca-Cola como terceirizado. Abracei essa oportunidade e me dediquei para aproveitar ao máximo aquela experiência. Mas a vontade de ser efetivado, claro, existia e no ano seguinte passei a ser funcionário efetivo. A partir daí, tracei como meta o meu crescimento, pois sempre acreditei que as portas se abrem para os que mostram seu diferencial. Busquei me qualificar e sempre aprender ao máximo!”

Com foco nessa meta, Gilmar ganhou um combustível eficiente para chegar onde queria e até mesmo ir além. “As oportunidades foram surgindo e eu nunca as deixava passar. Encontrei gestores que acreditaram no meu potencial e auxiliaram no meu desenvolvimento profissional. Pude contar com equipes comprometidas, que também foram importantes para o meu crescimento. Sempre mantive os meus pés no chão, mas nunca me acomodei com as conquistas que realizava; pelo contrário, as utilizava como impulso para me superar ainda mais.”

Foi assim que, no decorrer dos anos, ele traçou sua carreira de modo ascendente e foi surpreendido com um novo desafio e toda a responsabilidade que esse cargo proporcionaria: uma posição de liderança. “O meu maior desafio e aprendizado nesse tempo todo foi quando passei a assumir a posição de liderança na empresa. Desenvolver essa habilidade não é uma tarefa fácil, principalmente quando você assume essa responsabilidade pela primeira vez. Esse foi e é um grande desafio até hoje, pois precisamos nos reinventar a cada nova virada, além de aprender a lidar com diferentes perfis de pessoas e histórias, sempre motivando a equipe dentro de um mesmo objetivo. Aprendi o quanto a liderança é fundamental para a estratégia da companhia e o quanto o meu comportamento é um exemplo para o meu time. Em cada cargo que ocupei, procurei aprender com as conquistas e os insucessos, com meus pares, líderes e liderados, e com os meus parceiros de negócios.” Com os aprendizados adquiridos e o decorrer do tempo, ele cresceu cada vez mais. Foi promovido para coordenador e depois para Gerente de Logística na unidade de Aracaju (SE), sua atual função.

Ele ressalta: “Hoje, quando olho para trás e vejo minha trajetória posso dizer que me sinto realizado. Tenho orgulho de trabalhar na Solar e sou muito grato por todas as oportunidades que tive aqui. Também é uma grande satisfação poder compartilhar as minhas experiências com meu time, servindo como estímulo também para os jovens que estão iniciando sua carreira na Coca-Cola.” Jovens que, como Gilmar, chegaram com sonhos e muita determinação para fazer a diferença. 

Hoje, ao voltar para casa depois de um dia de trabalho, nosso protagonista também abre sorrisos no pequeno Davi Samuel, seu filho de 4 anos.